Logon
História

O Colégio Santa Maria Minas foi inaugurado em 20 de julho de 1903 pelas Irmãs Dominicanas, por intermédio do Conselheiro Afonso Pena e o Barão do Rio Branco, então ministro das Relações Exteriores do Brasil.

Inicialmente, funcionou no palacete Antônio Olinto, onde hoje está instalada a Basílica Nossa Senhora de Lourdes. Foi ainda transferido para o Palacete do Conde de Santa Marinha, próximo à Estação Ferroviária. Em 22 de maio de 1909 o Colégio Santa Maria ocupou sede definitiva, localizada a rua Jacuí, 237, Floresta.

Em 1968, o Colégio Santa Maria, juntamente com o Colégio Arquidiocesano, forma o Instituto Arquidiocesano de Ensino. Ao longo dos anos, novas instituições de ensino foram integradas ao instituto e, em 1984, constituíram o Sistema de Ensino Arquidiocesano, que é mantido pela Sociedade Mineira de Cultura, instituição filantrópica, confessional e católica, criada pela Arquidiocese de Belo Horizonte para cumprir o ideal de oferecer educação de qualidade, do Ensino Infantil ao Superior.

Com o objetivo de unificar o trabalho educativo desenvolvido pela Arquidiocese de Belo Horizonte, tornando mais conhecidos os seus princípios e ideais, em 2006, a SMC decide pela padronização da nomenclatura dos colégios que a integravam, passando a denominar-se Colégio Santa Maria, seguido do nome da região onde se localizam.

1935

Liceu Santa Maria Imaculada

Fundado em janeiro de 1935, oferecendo curso técnico particular, o Liceu Santa Maria Imaculada era voltado especialmente para as famílias que se instalaram em Nova Lima, funcionários da Companhia Morro Velho (atualmente AngloGold Ashanti Brasil Mineração). Em 1973, passou a pertencer a Sociedade Mineira de Cultura.

1948

Colégio Santa Maria Minas - Unidade Pampulha

O primeiro Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Antônio dos Santos Cabral, foi o responsável pela criação do então Colégio Arquidiocesano de Belo Horizonte, atual Colégio Santa Maria Pampulha, em 1948. Em 22 de outubro de 1970, o Colégio passou a ser mantido pela Sociedade Mineira de Cultura.

1968

Colégio Santa Maria Minas - Unidade Coração Eucarístico

Inaugurado como Colégio da Universidade Católica de Minas Gerais, posteriormente denominado Colégio São Bento, a Unidade Coração Eucarístico foi fundada em 1968, pelo então Reitor da Universidade Católica, Dom Serafim Fernandes de Araújo.

1979

Colégio Santa Maria Minas - Unidade Contagem

Fundado em 1979, pelo Padre José Maria De Man, o então Colégio Técnico de Contagem, transformou-se em um grande centro preparatório de técnicos na região industrial de Contagem, sobretudo nas habilitações da área de Mecânica e de Eletrotécnica. Em 1980 foi doado à Sociedade Mineira de Cultura.

1985

Colégio Espanhol Santa Maria Minas - Unidade Cidade Nova

Em janeiro de 1985 foi inaugurado o Colégio Santa Maria Minas - Unidade Cidade Nova. Em cinco de dezembro de 1999, por meio do convênio assinado entre a Sociedade Mineira de Cultura e o Ministério da Educação e Cultura da Espanha, tornou-se o Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova. Houve uma ampla extensão do currículo de estudos, que assegurou aos alunos o reconhecimento do curso bilíngue pelo Governo Espanhol.

Colégio Santa Maria Minas - Unidade Nova Suíça

Inaugurado, em fevereiro de 1992, pelo então Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Serafim Fernandes de Araújo, o Colégio Sant'Ana, atualmente Unidade Nova Suíça, já abrigou um centro de lazer do Sistema de Ensino Arquidiocesano, devido a sua ampla área externa. O prédio onde está instalada foi construído em 1934 e foi palco do filme Batismo de Sangue.

Colégio Santa Maria Minas - Unidade Betim

As atividades da Unidade Betim iniciaram em fevereiro de 2013, atendendo à demanda da população da cidade por uma opção de ensino particular de qualidade, confessional, de orientação católica.

Colégio Santa Maria Minas - Unidade Medianeira

Em 2014, o Colégio Santa Maria Minas integrou mais uma Unidade à sua rede de ensino, a Escola Santa Luzia. A instituição foi idealizada pelas Obras Sociais Nossa Senhora Medianeira, no ano de 1982, e, em 2014, passou a denominar-se Colégio Santa Maria Medianeira.

Colégio Santa Maria Minas Providência

Em 2015, a Educação Infantil das três Unidades do Projeto Providência integraram-se a rede de ensino, compartilhando os valores e as diretrizes do Colégio Santa Maria Minas. Passam a se chamar Colégio Santa Maria Minas Providência - Unidade Jardim Vitória, Colégio Santa Maria Minas Providência - Unidade Conjunto Taquaril e Colégio Santa Maria Minas Providência - Unidade Santa Efigênia.