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Proposta Pedagógica

O Projeto Político-Pedagógico e Pastoral do Colégio Santa Maria reflete o compromisso com o Evangelho na identificação como instituição católica, consolida o trabalho educativo, define e organiza as atividades e os projetos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Como Colégio Católico, o Colégio Santa Maria assume sua missão respaldada na articulação entre Ciência e Ética no horizonte do Evangelho de Jesus Cristo, anunciado na missão da Igreja Católica, parâmetro de sua identidade. Estes valores estão presentes em sua Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – e em seus programas de ensino.

Como toda organização que busca e excelência em seu campo de atuação, a instituição possui um conjunto de princípios que visam assegurar a constante busca pela qualidade de ensino, tendo como pilares a Fé, a Ciência, a Disciplina e o Amor.

Diante dos princípios expostos e assumindo as finalidades da Educação Nacional, conforme expressa o Art. 20 da Lei 9.394, de 20/12/96, o Projeto Pedagógico do Colégio Santa Maria tem um sentido transformador, buscando:

- ser instrumento de processo educativo para formação humana e cristã, reconhecendo em cada indivíduo a vocação para construir uma história que promova a totalidade do desenvolvimento do homem, assumindo os valores do progresso e plenificando-se em Deus;

- promover a comunidade educativa, inspirada pela fé e pelos valores do Evangelho, realizando a convivência de pessoas conscientes, livres e responsavelmente comprometidas com o bem comum;

- servir à Educação com espírito universalista e ecumênico, sem distinções de ordem filosófica, política ou religiosa ou preconceitos de raça, cor ou classe social;

- construir uma cidadania consciente e ativa, que ofereça aos alunos as bases culturais que lhes permitam identificar e posicionar-se frente às transformações em curso e incorporar-se na vida produtiva e sociopolítica;

- estimular a valorização do conhecimento, dos bens culturais, do trabalho, e a ter acesso a eles autonomamente; a selecionar o que é relevante, investigar, questionar e pesquisar; a construir hipóteses, compreender, raciocinar logicamente; e comparar, estabelecer relações, inferir e generalizar, e adquirir confiança na própria capacidade de pensar e encontrar soluções;

- promover condições para o aluno ser capaz de relativizar, confrontar e respeitar pontos de vista, discutir divergências, exercitar o pensamento critico e reflexivo, comprometer-se, assumir responsabilidades.

Essas finalidades da Educação enunciadas encontram eco nos quatro pilares tidos como fundamentais a um novo conceito de Educação expostos no Relatório da UNESCO, elaborado pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI: aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a ser.

É importante destacar, ainda, que as atividades de cada Unidade do Colégio Santa Maria, em suas diferentes modalidades, asseguraram a integração de todo o trabalho educativo e a racionalidade da organização, garantindo a plena utilização de seus recursos materiais e humanos, sem duplicação de meios, para realização de fins idênticos ou equivalentes.