Logon
O que é um livro clássico?

​Muitos livros são classificados como clássicos, mas você sabe quais são os critérios usados para defini-los de tal forma? Não é incomum ouvir pessoas falando que “tal livro é um clássico” ou que “esta é uma leitura clássica”. Mas, afinal, qual é o critério usado para definir se um livro é clássico ou não? Um clássico é, em geral, um livro que representa o período em que foi escrito e que atravessa gerações sem perder seu valor. Por isso, dificilmente um livro recém-publicado é categorizado como uma leitura clássica.

Um livro desse tipo tem apelo universal: sua história é capaz de tocar pessoas de diferentes culturas, na maioria das vezes porque tratam de temas que podem ser entendidos por leitores de diversas idades, como amor, ódio e morte, e têm características com qualidade artística: expressões de amor, verdade e beleza.

Clássicos exercem influência não só na vida dos seus leitores, mas também na forma de escrever de outros autores, que geralmente buscam inspirações sobre estilo e ideias que podem ser colocadas em suas obras.

Enfim, podemos considerar que as características de um clássico são três:

    1. Não perder seu valor com o tempo

    2. Apelo universal

    3. Influência sobre outros autores

Fonte: ​Universia Brasil. Disponível em: ​<http://mauricio.amormino.com.br/2014/03/06/o-que-e-um-livro-classico/​>. Acesso em: 21 jan. 2015.