Logon
Educação Infantil

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como objetivo, definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N.º 9.394/96), o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade.

Para tanto, a escola deve garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças (BRASIL, CNE/CEB, Art. 8.º, Res. 5/2009).

O Colégio Santa Maria adota a concepção de que a Educação Infantil deve atender às necessidades psicossociais da criança, criando as condições mais adequadas para o desenvolvimento harmonioso de seus aspectos físicos, socioemocionais e cognitivos. O desejo implícito nessa concepção é que as crianças aprendam, sendo elas próprias o sujeito da aprendizagem.

Todas podem se desenvolver, se tiverem oportunidade de aprender a aprender; é um processo pessoal, intransferível e contínuo, e cada um tem que desenvolvê-lo de acordo com suas possibilidades na relação com o processo escolar. Assim, o lúdico, o artístico e o científico confundem-se, interpenetram-se e completam-se dentro de um currículo voltado para uma sistematização agradável, contínua e gradual de experiências explicativas do mundo.

Na Educação Infantil, o Colégio Santa Maria atende às crianças na faixa etária de dois a cinco anos, compreendendo Maternal II, Maternal III, 1.º Período e 2.º Período, sendo que a criança do Maternal inicia sua vida escolar encontrando na escola sua primeira expressão libertadora.

Os educadores são "as primeiras mãos estendidas" para acolher a criança, que a confiança familiar lhes apresenta. Mãos que devem ser acolhedoras e carinhosas e, ao mesmo tempo, preparadoras e eficazes no processo do pleno desenvolvimento da criança, porque educar não é preparar para si mesmo, mas para a vida: não de limites, mas de construções; não de encolhimento, mas de desabrochamento.

Para as crianças do 1.º e 2.º Períodos, o Colégio Santa Maria tem uma proposta sistemática, planejada e ordenada, visando ao desenvolvimento da criança, na totalidade do seu ser pessoa: corpo e alma, inteligência, sentimento e vontade.

O processo de aprendizagem desenvolve-se através de atividades em que a criança é o sujeito principal (faz) e o professor é o mediador (estimula). Nessa faixa, destacam-se os seguintes eixos de trabalho: Movimento, Artes Visuais, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.