Logon
Ensino Fundamental II

O Colégio Santa Maria orienta os alunos, inquietos aprendizes, no início de sua vida social, fortalecendo relações de amizade e fraternidade, ao mesmo tempo em que ensina e valoriza a ética e a integridade, tão importantes na formação do caráter de futuros cidadãos.

O Ensino Fundamental destina-se à formação das crianças e dos pré-adolescentes, variando em conteúdos e métodos. Tem por finalidade proporcionar aos educandos os conhecimentos científicos, segundo seu desenvolvimento, nas diferentes áreas do saber, de forma sistemática, progressiva e contínua, através de atividades diversas.

Nesse segmento, destacam-se os conteúdos que fazem sentido para a vida e que favorecem a aprendizagem permanente. Para tanto, são utilizadas metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento, da argumentação capaz de controlar os resultados desse processo, além de desenvolver o espírito crítico capaz de favorecer a criatividade, a compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas. (PCN 5.º ao 8.º Ano, 1998, p. 44).

Nesse sentido, o objetivo do Ensino Fundamental é a formação básica do cidadão, mediante:

I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social (BRASIL, LDB, Art. 32, Lei 9.394/96).

Uma atenção especial é dada ao desenvolvimento das potencialidades pessoais da cada aluno, incentivando-o a descobrir e experimentar (ações primordiais do processo de descoberta do mundo), sem podar suas capacidades e iniciativas - apenas direcionando-o e incutindo o hábito do "fazer e pensar sobre".