Logon
Ensino Médio

O Ensino Médio representa a etapa onde deve ocorrer a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental. Para o Colégio Santa Maria, é no Ensino Médio que ocorre o aprimoramento do aluno como pessoa humana, ocorrendo sua formação ética e florescendo sua autonomia intelectual e de pensamento crítico. Nessa fase do aprendizado o aluno inicia-se na compreensão de fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, em face do conhecimento.

Trata-se da etapa final de uma Educação escolar de caráter geral, afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas, que situem o educando como sujeito produtor de conhecimento e participante do mundo do trabalho, e com o desenvolvimento da pessoa como sujeito em situação – cidadão (PCN Ensino Médio, em 2012).

Conforme estabelecido na LDB (1996), o Ensino Médio tem como finalidades:

I –  a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II –   a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III –  o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV –  a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina (Art. 35. Lei 9.394/96).

Considerando as deliberações legais, o Ensino Médio do Colégio Santa Maria destina-se à formação de adolescentes e jovens e pressupõe uma articulação interdisciplinar para o desenvolvimento dos conhecimentos – saberes, competências, valores e práticas.

Para o Ensino Médio há o empenho de toda a Instituição em integralizar as disciplinas que compõem a matriz curricular. O aluno passa a compreender a estrutura de pensamentos que articula a área de conhecimento e, portanto, qualifica-se como elaborador. É dedicada especial atenção às diversas opções de profissões existentes na sociedade, visando à formação profissional, atendendo aos interesses dos alunos, dentro das possibilidades da Unidade e das condições do mercado de trabalho local ou regional. Finalmente, o trabalho educativo no Ensino Médio possibilita, ao término da Educação Básica, que o educando atinja o Ideal de educação proposto pelo Colégio Santa Maria.


 

 

A Sociedade Mineira de Cultura é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.