Logon
Adaptação Escolar Infantil

Os primeiros dias de aula e adaptação das crianças da Educação Infantil podem ser tranquilos para toda a família, por meio da parceria entre a escola e os pais. Como explica a Coordenadora de Ensino da Educação Infantil do Colégio Santa Maria, Adriana Dornas, é preciso tratar do assunto com naturalidade e fazer do ingresso escolar um importante e feliz acontecimento na vida das crianças.

“Quanto mais seguros os pais estiverem, acreditando que tudo dará certo, mais segurança irão passar para os filhos. É preciso que as crianças acreditem, realmente, que a escola é um bom lugar e, para tanto, os pais devem explicar que eles irão se divertir, aprender coisas novas e que terão novos amiguinhos”, diz Adriana.

A dica é, com cerca de dois dias de antecedência do início do ano letivo, os pais mostrem o uniforme, falem da mochila e da lancheira e expliquem para a criança que ela vai para o colégio. “É preciso criar um vínculo e a criança precisa ter a certeza de que seus pais estão falando a verdade”, acrescenta.

Mas não são apenas as crianças que podem sofrer – muitas delas ficam extremamente felizes ao chegar nesse novo ambiente, despedindo-se dos pais com muita naturalidade -, os adultos também podem ficar inseguros. “Nós respeitamos isso e ficamos à disposição para que os pais, durante o período em que a criança estiver na escola, possam telefonar e ter informações sobre o filho.”

A escola se prepara

Os alunos da Educação Infantil do Colégio Santa Maria são recebidos com muito carinho, responsabilidade e compromisso por parte dos professores e funcionários. Há uma reunião com os pais dos alunos, antes do início do ano letivo, para que todas as dúvidas sejam esclarecidas.

As equipes também são reforçadas. “Fica todo mundo por conta deles”, diz Adriana Dornas. Além da professora e da auxiliar, professores especializados e coordenadores também ficam nas salas de aula para ajudar na adaptação. Vale ressaltar que, mesmo com todo o preparo, o choro nos primeiros dias é normal.

Adriana explica ainda que nos dias que antecedem a entrada na escola, é importante manter a rotina da criança. “A fralda, a mamadeira e o bichinho de pelúcia podem ir para a escola. É preciso levar um lanche bem gostoso, para que o processo de adaptação ocorra de maneira gradativa. O soninho da tarde também faz parte da rotina escolar dos pequenos. É preciso respeitar o ritmo de cada um deles.”

_       _IMG_2863.JPG