Logon
Colégio Santa Maria participa do Congresso Nacional de Educação Católica

​Diretores, coordenadores e professores das Unidades do Colégio Santa Maria participaram do IV Congresso Nacional de Educação Católica, realizado pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), de 19 a 21 de julho, no BH Hall, em Belo Horizonte. Com o tema "Educação Católica e os Desafios do Século XXI: debater o presente para construir o futuro", o Congresso reuniu 1300 pessoas envolvidas diretamente com a educação.

Durante o Congresso, foram realizadas palestras de profissionais da área de educação, apresentados trabalhos acadêmicos e temáticos, fóruns de discussão e oficinas para atividades práticas de planejamento escolar. Um dos trabalhos apresentados no Congresso foi o "Mão nos Blocos – Um relato sobre protagonismo, criatividade e aprendizagem significativa", desenvolvido ao longo das aulas de Informática do Colégio Santa Maria, foi selecionado para apresentação a profissionais interessados em inovação no uso dos recursos tecnológicos aplicados à educação. Produzido pelos alunos do 7.º Ano/EF, em todas as Unidades, é um jogo interdisciplinar, que alia o conteúdo trabalhado na disciplina de Geografia, ao conhecimento em Informática.

De acordo com a Coordenadora de Área de Informática, Ana Flávia Colen, para a realização do trabalho, foi utilizada a linguagem de programação, mediada pela plataforma on-line denominada Scratch. "A atividade permitiu o desenvolvimento de uma abordagem colaborativa e transdisciplinar na produção de um jogo em que o aluno aprende brincando. Essa é a chamada gamificação, com o uso de elementos dos jogos em contextos diversos, como a educação."

Ao longo do Congresso, os participantes debateram, propuseram diretrizes para nortear os rumos da educação brasileira, decorrentes dos desafios impostos pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ainda em construção, e pela reforma do Ensino Médio. O próximo Congresso será em 2019, em Cuiabá (MT).

IMG_3505 (2).JPG