Logon
História

O Colégio Santa Maria foi inaugurado em 20 de julho de 1903 pelas Irmãs Dominicanas, por intermédio do Conselheiro Afonso Pena e o Barão do Rio Branco, então ministro das Relações Exteriores do Brasil.

Inicialmente, funcionou no palacete Antônio Olinto, onde hoje está instalada a Basílica Nossa Senhora de Lourdes. Foi ainda transferido para o Palacete do Conde de Santa Marinha, próximo à Estação Ferroviária. Em 22 de maio de 1909 o Colégio Santa Maria ocupou sede definitiva, localizada a rua Jacuí, 237, Floresta.

Em 1968, o Colégio Santa Maria, juntamente com o Colégio Arquidiocesano, forma o Instituto Arquidiocesano de Ensino. Ao longo dos anos, novas instituições de ensino foram integradas ao instituto e, em 1984, constituíram o Sistema de Ensino Arquidiocesano, que é mantido pela Sociedade Mineira de Cultura, instituição filantrópica, confessional e católica, criada pela Arquidiocese de Belo Horizonte para cumprir o ideal de oferecer educação de qualidade, do Ensino Infantil ao Superior.

Com o objetivo de unificar o trabalho educativo desenvolvido pela Arquidiocese de Belo Horizonte, tornando mais conhecidos os seus princípios e ideais, em 2006, a SMC decide pela padronização da nomenclatura dos colégios que a integravam, passando a denominar-se Colégio Santa Maria, seguido do nome da região onde se localizam.

1935

Liceu Santa Maria Imaculada

Fundado em janeiro de 1935, oferecendo curso técnico particular, o Liceu Santa Maria Imaculada era voltado especialmente para as famílias que se instalaram em Nova Lima, funcionários da Companhia Morro Velho (atualmente AngloGold Ashanti Brasil Mineração). Em 1973, passou a pertencer a Sociedade Mineira de Cultura.

1948

Colégio Santa Maria Pampulha

O primeiro Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Antônio dos Santos Cabral, foi o responsável pela criação do então Colégio Arquidiocesano de Belo Horizonte, atual Colégio Santa Maria Pampulha, em 1948. Em 22 de outubro de 1970, o Colégio passou a ser mantido pela Sociedade Mineira de Cultura.

1968

Colégio Santa Maria Coração Eucarístico

Inaugurado como Colégio da Universidade Católica de Minas Gerais, posteriormente denominado Colégio São Bento, a Unidade Coração Eucarístico foi fundada em 1968, pelo então Reitor da Universidade Católica, Dom Serafim Fernandes de Araújo.

1979

Colégio Santa Maria Contagem

Fundado em 1979, pelo Padre José Maria De Man, o então Colégio Técnico de Contagem, transformou-se em um grande centro preparatório de técnicos na região industrial de Contagem, sobretudo nas habilitações da área de Mecânica e de Eletrotécnica. Em 1980 foi doado à Sociedade Mineira de Cultura.

1985

Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova

Em janeiro de 1985 foi inaugurado o Colégio Santa Maria Cidade Nova. Em cinco de dezembro de 1999, por meio do convênio assinado entre a Sociedade Mineira de Cultura e o Ministério da Educação e Cultura da Espanha, tornou-se o Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova. Houve uma ampla extensão do currículo de estudos, que assegurou aos alunos o reconhecimento do curso bilíngue pelo Governo Espanhol.

Colégio Santa Maria Nova Suíça

Inaugurado, em fevereiro de 1992, pelo então Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Serafim Fernandes de Araújo, o Colégio Sant'Ana, atualmente Unidade Nova Suíça, já abrigou um centro de lazer do Sistema de Ensino Arquidiocesano, devido a sua ampla área externa. O prédio onde está instalada foi construído em 1934 e foi palco do filme Batismo de Sangue.

Colégio Santa Maria Betim

As atividades da Unidade Betim iniciaram em fevereiro de 2013, atendendo à demanda da população da cidade por uma opção de ensino particular de qualidade, confessional, de orientação católica.

Colégio Santa Maria Medianeira

Em 2014, o Colégio Santa Maria integrou mais uma Unidade à sua rede de ensino, a Escola Santa Luzia. A instituição foi idealizada pelas Obras Sociais Nossa Senhora Medianeira, no ano de 1982, e, em 2014, passou a denominar-se Colégio Santa Maria Medianeira.

Colégio Santa Maria Providência

Em 2015, a Educação Infantil das três Unidades do Projeto Providência integraram-se a rede de ensino, compartilhando os valores e as diretrizes do Colégio Santa Maria. Passam a se chamar Colégio Santa Maria Providência – Jardim Vitória, Colégio Santa Maria Providência – Conjunto Taquaril e Colégio Santa Maria Providência – Santa Efigênia.